Plano de Projeto: Político

Vote Em Mim E Não Se Preocupe

– Falcão

Estava assistindo a propaganda eleitoral, não foi intencional, a TV simplesmente estava ligada e ela começou. Com preguiça de pegar o controle e trocar de canal fiquei prestando a atenção.
Não analisei: partido, credo, raça, orçamento de campanha, linguagem utiliza, nem mesmo bom gosto. Analisei de forma técnica e objetivo, da ótica que o candidato é alguém que quer realizar um projeto e cada eleitor é um potencial sponsor desse projeto.

Os candidatos que conseguirem maior número de patrocinadores adquirem o direito de utilizar um fundo monetário na qual eu sou um depositário (meus impostos). Simples assim🙂

Exatamente como num projeto de TI, o stakeholder precise de apoio dos sponsors.

Eu como o agente que deve entender o valor da proposta, fiquei muito decepcionado com todas as que ouvi. Fatos:

  • Em nenhuma delas eu entendi o propósito da campanha
  • Qual o problema será resolvido primeiro
  • Quais são os riscos do projeto falhar
  • Qual o orçamento para fazer tudo isso
  • Qual o prazo para realizar cada proposta

Mas a minha maior fonte de preocupação é: o restante da equipe do projeto está motivada e comprometida a fazer isso? O candidato (prefeito, governador, senador) é só o idealizador, ele precisa de uma equipe para pensar e realizar tudo isso, será que todos os funcionários das autarquias estão comprometidos com o mesmo objetivo? Ou alguém quer que o projeto dê errado pois é de outro partido?

Outro problema é o fato comum em projetos, encher de funcionalidades para agradar todo mundo. Prometer fazer A, B, C, D, E, F, G, H, I… Z (e além) para poder ter mais uma dezena de patrocinadores. Focccco!! seleciona num problema e resolve ele, segundo Pareto 20% das soluções atende 80% da população.

Por outro lado, eu acredito que se um candidato falasse em campanha:

Prometo analisar o que podemos fazer com R$ 1.000.000.000 e identificar quais os problemas tem a educação, resolvendo as dificuldades mais importantes primeiro. Ao longo de 24 meses, acredito teremos resolvido esse problema, pois faremos revisões a cada 3 meses apresentando os resultados a população.

Mesmo sendo verdade e realista, o candidato não agradaria a quantidade suficiente de pessoas pois MUITA gente não entenderia nada do que foi falado😦

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s