Menos é mais

Uma das ferramentas mais legais (e importantes) que aprendi para desenvolver web foi a folha de estilos (não curto esse nome por isso vou chamar de CSS). O CSS é a definição de todo os estilos visuais de um site, nele são definidos cores, fontes, espaçamentos e posição dos elementos na página.

A linguagem começou a ser utilizada no inicio dos anos 2000 e hoje estamos entrando na sua versão 3. Mas eu sempre achava muito confuso dar manutenção em um código CSS, isso até conhecer a extensão chamada LESS (http://lesscss.org/). Outra opção é a SASS (http://sass-lang.com/).

Escrever um código LESS é muito mais fácil e organizável que um código CSS. Com o LESS é possível criar constantes de informações (como por exemplo cores), expressões matemáticas, funções e alem de tudo isso organizar o código hierarquicamente.

A notação da linguagem se assemelha em 90% com o CSS, permitindo uma migração rápida para o formato. Como o LESS é uma extensão para o CSS o resultado final após a compilação do arquivo é a geração de código CSS tradicional que será lido normalmente pelo browser.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s