Performance e Escalabilidade de Aplicações ASP.NET e Azure

No TDC 2015 em São Paulo, assisti essa palestra bem interessante.

No Brasil o cenário e as necessidades de performance em aplicações Web crescem o tempo todo… nossas aplicações são consumidas cada vez mais por dispositivos móveis com conexão e recurso limitados e os usuários exigem performance! além disso, escalar a infraestrutura é essencial para suportar o crescimento dos negócios. Nesta palestra demostrarei como trabalhar com ASP.NET e Azure para criar soluções de grande performance e escala.

A palestra foi dada por Alexandre Tarifa, do Grupo Minha Vida. Fazem parte do grupo Minha Vida, o Dieta e Saúde, maior programa de emagrecimento online do Brasil, o Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, o TecnoNutri, ferramenta de alimentação saudável, e o Consulte.me, serviço de busca de profissionais de saúde.

A palestra começou legal sobre um ponto bem importante. Devido ao grande número de pessoas com dispositivos Android, hoje todo desenvolvedor web é um desenvolvedor Android. Legal!!!

Mas o tema da palestra foi sobre cache. Como e onde usar cache ao invés de consultas diretamente no banco de dados. O Grupo Minha Vida utiliza cache massivamente. Todos os acessos utilizam 2 níveis de cache um na API com dados em memória e outra com um cache no Azure compartilhado em todas as APIs. Com isso o acesso a disco diminui drasticamente.

O mesmo processo é utilizado por grandes portais, como o Facebook. A infraestrutura de dados persistidos não aguente a carga, ele funciona com cache.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s